Veja como otimizar a comunicação empresarial e aumentar a produtividade
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A falta de diálogo pode trazer consequências ruins para qualquer negócio. Quando se fala em como otimizar a comunicação empresarial, não falamos apenas de comunicação interna. O assunto é muito mais amplo e engloba tanto a comunicação com os funcionários quanto a comunicação com os clientes.
No entanto, muitas empresas encontram problemas em organizar essa comunicação de uma forma eficiente e produtiva. Com o propósito de melhorar essa questão, a companhia deve seguir algumas ações, como tornar as informações acessíveis, ter um canal de divulgação, entre outras práticas.
A seguir, mostramos a importância desse diálogo e de que forma a organização pode otimizar todo esse processo de modo a melhorar sua imagem perante todos. Acompanhe a leitura!
Entenda por que a comunicação empresarial é essencial em qualquer entidade
Basicamente, a comunicação empresarial pode ser dividida em comunicação interna, a qual trata o diálogo entre todos os seus funcionários e colaboradores; e a comunicação externa, a qual representa a comunicação da empresa com o mundo exterior, que é composto pelos clientes, pela mídia etc.
No entanto, não falamos apenas sobre um canal de comunicação disponível para divulgar dados sobre a empresa, seja para os clientes, seja para os funcionários. A questão é muito maior, pois a maneira como uma organização se comunica pode garantir a sua sobrevivência em um mercado extremamente competitivo.
Portanto, a comunicação empresarial deve funcionar como uma forma de melhorar a integração e a produtividade do negócio. Isso porque um diálogo saudável, claro e objetivo é capaz de trazer muitas melhorias para a corporação, como o aumento da produtividade, o maior reconhecimento no mercado, a redução de erros operacionais, entre outras.
Veja dicas sobre como otimizar a comunicação empresarial
A comunicação empresarial deve ser vista como uma ferramenta de planejamento. Sua principal função é transmitir a imagem adequada da empresa, de forma a melhorar o seu desempenho, a sua credibilidade e, como consequência, os lucros e os benefícios para o negócio.
Para isso, uma série de cuidados pode ser tomada, a fim de otimizar a comunicação e os custos da verba de marketing.
Valorize o trabalho dos colaboradores
Todos os funcionários em uma cadeia de processos têm algo produtivo a dizer. Muitas vezes, falta o diálogo entre os gestores e os funcionários com a função de executar processos, o que pode prejudicar a execução de todo o trabalho.
Por isso, é importante que os gestores troquem informações com os colaboradores. Ao permitirem o diálogo, podem surgir novas ideias, novas formas de executar processos, além de uma maneira de demonstrar aos colaboradores a sua importância para o fluxo de trabalho.
Melhore os ambientes externo e interno
Todas as empresas apresentam a seus clientes e funcionários quais são os seus valores, a visão e a missão. Essas informações representam como ela se coloca frente ao conteúdo apresentado ali. No entanto, essas ações também precisam estar presentes na vida de seus colaboradores.
Isso significa promover um ambiente de trabalho harmonioso e com qualidade de vida. Para isso, a empresa pode promover ações para melhorar o meio ambiente, como apresentar formas de um bom aproveitamento de materiais, de como melhorar o consumo de água e muito mais.
Desse modo, os benefícios dessas ações se convertem em resultados positivos para a empresa, como o aumento do desempenho e da produtividade.
Tenha um local de divulgação de informações
A divulgação de informações tem propósitos diferentes em uma empresa. Portanto, é preciso definir canais adequados de acordo com o objetivo da comunicação. As escolhas podem ser as mais variadas, como murais, jornais internos, e-mails e muito mais.
É importante que esses canais ofereçam uma linguagem simples e direta, de forma que todos possam entender o que a empresa pretende dizer. Essa questão deve ser observada a fim de evitar má interpretação ou dúvidas sobre as informações.
Faça com que as informações sejam acessíveis
Tornar as informações acessíveis a todos é uma maneira de evitar problemas, como as pessoas deixarem de ser informadas sobre determinadas questões, o que pode gerar um ambiente propício à discórdia e às intrigas. Por isso, é preciso se certificar de que os canais de distribuição das informações conseguem atingir todos os colaboradores.
Ouça os colaboradores
É importante que os canais de comunicação estabelecidos pela empresa sejam capazes de receber o retorno das informações. Dessa forma, será uma comunicação de via dupla e não apenas um canal informativo. Ouvir os colaboradores pode ser uma forma de aprimorar os processos do negócio, já que podem surgir sugestões interessantes nesse diálogo.
Use o visual merchandising com ações digitais
O uso da tecnologia pode ser um grande aliado para a comunicação empresarial. Uma alternativa muito eficiente é o visual merchandising com ações digitais, como a TV corporativa.
Trata-se de um canal de comunicação em que monitores são instalados em locais estratégicos na empresa, de forma que o público ao qual se destina tenha acesso ao seu conteúdo. O canal é utilizado para fornecer informações importantes.
A proposta é oferecer um processo de comunicação atraente e divertido, de modo que possa fortalecer a marca. Além disso, a TV pode ser gerenciada e controlada remotamente por meio da internet.
Coloque Wi-Fi para clientes com gatilhos para ações de marketing
Para ter um canal de comunicação eficiente com o cliente, primeiro, é preciso conhecê-lo bem. Conhecer seus gostos, saber qual é o seu perfil e, principalmente, quais as formas de contato com esse cliente.
Uma forma de obter esses dados é por meio do oferecimento de uma rede Wi-Fi para seu cliente. Dessa maneira, para acessar a rede, ele deverá preencher um cadastro, o qual contém as perguntas de que sua empresa necessita para estudar o perfil daquele consumidor.
Com base nessas informações, sua empresa pode criar ações diretas de marketing, manter informações relevantes sobre seu consumo, entre outros dados sobre o cliente para a criação de uma estratégia eficiente de marketing.
Saiba como uma empresa especializada na estruturação de redes Wi-Fi pode ajudar nesse processo
Para que o uso da tecnologia no processo de comunicação seja eficiente e atenda aos objetivos propostos, é preciso contar com um projeto bem-planejado, com os recursos necessários à demanda do negócio.
Por isso, uma empresa especializada na estruturação de redes Wi-Fi pode facilitar esse objetivo. Isso porque dispõe do conhecimento e dos recursos necessários para viabilizar o uso de soluções de TI mais adequadas às necessidades da empresa.
Conforme falamos até aqui, existem diversas maneiras de como otimizar a comunicação empresarial de modo a torná-la mais eficiente e produtiva. Entre elas, podemos citar o uso de visual merchandising e a disponibilização de redes Wi-Fi para os clientes, que, além de melhorarem a comunicação, podem servir de canal para o fortalecimento da marca da empresa.
Agora que você já sabe como melhorar a comunicação na sua empresa, entre em contato com a Think Digital e saiba como nossas soluções podem ser úteis para o seu negócio!