Saiba como o BI pode ser aplicado no marketing digital
- Think Digital
- 0 Comments
Com certeza, você já ouviu a famosa expressão: “A propaganda é a alma do negócio”. Atualmente, podemos dizer que o correto seria afirmar que a informação é a alma do negócio. Para que isso seja possível, Business Intelligence — BI e marketing devem, necessariamente, trabalhar em conjunto.
Entender o que é BI e como ele pode ser aplicado ao marketing digital é o primeiro passo para consolidar de vez essa parceria de sucesso.
A seguir, mostramos algumas aplicações da tecnologia, como: de que forma ela pode contribuir para entender o comportamento do consumidor, melhorar a tomada de decisões e muito mais. Acompanhe a leitura e conheça os benefícios do uso dessa tecnologia no marketing digital!
Entenda o que é Business Intelligence
Basicamente, Business Intelligence é uma tecnologia em que os dados passam por fases distintas, como coleta, análise e organização, até que possam, finalmente, ser compartilhados, monitorados e ficar disponíveis em informações relevantes para auxiliar a tomada de decisões estratégicas.
Essas informações podem ter origens diversas, diferentes formatos e volumes, como dados da própria empresa provenientes de outros sistemas ou informações coletadas na internet, como em redes sociais, vídeos ou áudios.
Depois de processados, os dados são ordenados e disponibilizados em um painel com informações detalhadas e dados estatísticos. Os resultados também podem ser apresentados como relatórios gerenciais e gráficos ou ser integrados a outros sistemas, como ERP (sistema integrado de gestão empresarial) ou CRM (sistema de gestão de relacionamento com o cliente).
Saiba como BI e marketing digital podem trabalhar em conjunto
As estratégias de marketing digital precisam de um acompanhamento contínuo e detalhado de diversos indicadores de desempenho. O BI dispõe de uma série de ferramentas que possibilitam o monitoramento dessas informações de forma rápida e precisa.
Ao utilizar as ferramentas de BI, o marketing consegue maior agilidade em suas análises, o que é importante para as tomadas de decisão que podem contribuir para o sucesso da estratégia. Desse modo, a tecnologia atende a diversos requisitos do marketing digital.
Entender o comportamento do consumidor
Conhecer os passos do consumidor contribui com o desenvolvimento de uma estratégia eficiente de marketing digital. É preciso entender o que o consumidor busca e quais são seus problemas. Para isso, diversos comportamentos são analisados, entre eles:
- o comportamento de compra e devolução de produtos;
- a relação do cliente junto ao SAC (serviço de atendimento ao consumidor) da empresa e qual é o propósito desse contato;
- as palavras-chave mais interessantes e que têm maior procura nos mecanismos de busca;
- o comportamento do consumidor em campanhas de e-mail marketing;
- o que o consumidor fala sobre a marca em redes sociais, blogs, opiniões em sites de compra etc.
Com base no comportamento do usuário são feitos diferentes tipos de análise:
Preditiva
É a análise do comportamento com o propósito de prever um resultado. Esse tipo de monitoramento é ideal para avaliar tendências de consumo, por exemplo.
Prescritiva
Nesse modelo de análise são avaliadas as possibilidades de consumo com base no comportamento do usuário após determinada ação. Dessa forma, pode-se propor a alteração da estratégia a fim de corrigir eventuais falhas ou melhorar os resultados.
Melhorar a tomada de decisões
Ao consolidar as informações coletadas, elas são transformadas e disponibilizadas de uma forma prática para a empresa. Dessa maneira, as análises solicitadas podem ser confrontadas com o objetivo proposto e, caso necessário, pode-se tomar decisões estratégicas para melhor direcionamento das necessidades do negócio.
Analisar as informações em tempo real
A transformação digital proporciona aos negócios mudanças extremamente rápidas. Anteriormente, era preciso muito tempo para analisar resultados de campanhas de marketing. Hoje, tudo pode ser acompanhado de forma rápida e precisa, e em tempo real pelas ferramentas de BI.
Isso permite que as empresas possam fazer diversas análises, como acompanhar a jornada dos leads pelo funil de vendas, analisar métricas e acompanhar conversões. Dessa forma, ao identificar mudanças no comportamento de seu público-alvo, você pode alterar a estratégia de modo que ela atinja os objetivos propostos.
Otimizar as campanhas
Ao criar uma estratégia de marketing de conteúdo, diversos indicadores-chave de desempenho (KPIs) são criados a fim de acompanhar a evolução da campanha, por exemplo:
- curtidas na página;
- envolvimento com as publicações;
- cadastramento em newsletter;
- aumento de tráfego;
- conclusão do processo de vendas.
Com base no acompanhamento desses índices pode-se aplicar ações estratégicas para otimizar as campanhas, como redirecionar recursos, de modo que os resultados sejam mais assertivos.
Conheça os benefícios de usar o BI no marketing digital
Um dos principais benefícios da tecnologia é a facilidade em mensurar os resultados. Esses valores são essenciais para o acompanhamento em todas as etapas da trajetória dos leads pelo funil de vendas. Ao analisar os índices de desempenho, e possivelmente redefinir trajetórias, aumentam-se as possibilidades de sucesso nas estratégias.
Além disso, as análises podem apresentar resultados em diversas camadas de negócios, analisando informações que são essenciais para a tomada de decisões estratégicas da empresa e, também, dados importantes para a avaliação da estratégia de marketing digital.
O marketing digital busca atingir o público-alvo. Para isso, as ferramentas de análise de BI permitem um estudo adequado de seu comportamento, conforme a necessidade do negócio.
Saiba como aplicar essa tecnologia em suas estratégias
O Business Intelligence é uma ferramenta essencial para o sucesso das estratégias de marketing digital. Existem alguns modos como ele pode ser aplicado na empresa.
Estratégias de conteúdo
Uma das formas de atrair o cliente à empresa é por meio do marketing de conteúdo. Esse é um dos meios mais eficientes de atrair e conduzir o público-alvo sem oferecer o produto de forma explícita.
Assim, é construído um relacionamento entre o cliente e a empresa com base em conteúdos ricos e instrutivos que são oferecidos ao cliente. Dessa maneira, ele passa a ter confiança e a perceber a credibilidade da marca. Naturalmente, as negociações começam a surgir.
Nesse cenário, o BI é uma ferramenta fundamental para analisar o comportamento do cliente, avaliar a concorrência e auxiliar na criação da estratégia de conteúdo.
Performance das estratégias
Outra forma da aplicação de BI em marketing é por meio da análise do comportamento do usuário com base nos canais digitais da empresa, como sites e redes sociais. Desse modo, pode-se acompanhar informações relevantes para as estratégias de marketing, como:
- a frequência com que os usuários visitaram o site;
- quantas visitas são a primeira vez e quantas são retornos, o que indica que os visitantes são fidelizados;
- quais conteúdos têm maior tráfego;
- quais visitas são originárias de tráfego orgânico;
- quantidade de visitantes originados em campanhas patrocinadas.
Todas essas informações são importantes para analisar e, se for o caso, fazer acertos nas estratégias de marketing, de modo a facilitar ao cliente a exploração do funil de vendas.
Com tudo o que vimos até aqui, fica claro que BI e marketing devem sempre trabalhar em conjunto. Com base nos levantamentos sobre o comportamento do usuário, as estratégias de marketing digital ganham mais agilidade e conseguem responder de forma rápida a qualquer mudança de mercado.
Quer saber um pouco mais sobre BI? Então, não vá embora ainda, veja por que o Business Intelligence é um diferencial no mercado!