A sua empresa tem wi-fi gratuito para clientes? Com a presença contínua da web na nossa vida, ficar desconectado deixou de ser algo comum para se tornar um grande transtorno. Sem uma conexão estável, perdemos contato com amigos, familiares e até mesmo negócios.
Justamente por isso, muitas empresas estão investindo em formas de garantir que os seus clientes tenham uma boa conexão web no ambiente comercial. Isso pode fidelizar os consumidores e garantir que o empreendimento tenha dados para ser mais competitivo.
Porém, alguns cuidados sempre devem ser tomados para evitar problemas de performance e vulnerabilidades de segurança. Se você quer saber quais são, continue a leitura do texto!
Como o wi-fi gratuito fideliza consumidores?
O investimento no wi-fi gratuito pode garantir que o consumidor se mantenha fidelizado e, com isso, sempre fique estimulado a voltar ao local para realizar novas compras. Ao otimizar o ambiente com uma conexão de rede livre, o gestor terá mecanismos para ser mais competitivo a médio e longo prazo por meio de vários fatores. Confira os três principais a seguir!
1. Auxilia o cliente a ter acesso a dados na web com facilidade
Muitas vezes, durante uma compra, o consumidor acaba optando por verificar uma informação na web ou apenas tirar uma dúvida com um amigo. Nesses momentos, ter uma boa conexão é crucial: isso evita erros na comunicação e garante mais agilidade no processo.
Se a empresa tem wi-fi gratuito, ela dá a seus clientes a possibilidade de verificar qualquer informação, mesmo que o local não tenha boa conexão de 4G. Assim, a experiência de compra será otimizada facilmente.
2. Estimula a permanência no local
Em alguns ramos, ter clientes que permanecem mais tempo em um ambiente é algo fundamental. Em uma cafeteria, por exemplo, a permanência do consumidor no local é um indicativo de que a receita obtida com aquele atendimento será elevada. Portanto, a companhia precisa adotar mecanismos que estimulem o cliente a se manter dentro do estabelecimento comercial.
O wi-fi gratuito é um deles. Com o acesso a uma boa conexão, o consumidor não precisará se deslocar para fora da companhia sempre que desejar consultar algo em seus dispositivos.
3. Mantém mais dados sobre os consumidores
O uso de dados no ambiente corporativo se tornou uma estratégia de negócio crucial para o sucesso de qualquer empresa. Hoje, os negócios que sabem realizar boas análises com o apoio de soluções de BI e Big Data conseguem compreender melhor o comportamento de seus consumidores, eliminar falhas nas rotinas de tomada de decisão e garantir que seus objetivos sejam atendidos com facilidade.
O wi-fi gratuito será uma forma de identificar melhor como é o público do seu estabelecimento. Basta criar uma página de cadastro para o acesso à rede e, assim, criar um banco de dados com informações sobre cada cliente. Com esses registros, será mais fácil estruturar um atendimento de ponta.
Quais cuidados com segurança digital se deve ter ao investir em wi-fi gratuito para os consumidores?
Uma vez que a empresa investe em wi-fi gratuito para os seus clientes, alguns cuidados devem ser adotados para evitar riscos e problemas de qualidade. Dessa forma, os consumidores poderão utilizar uma conexão de alta performance e que, ao mesmo tempo, seja confiável.
Veja alguns pontos básicos para ter uma rede de alto desempenho e livre de brechas de segurança:
Monitore o uso da rede
O uso da rede deve ser monitorado continuamente. Isso permite que o gestor conheça melhor o modo como os clientes fazem uso do wi-fi gratuito, além de facilitar a otimização da conexão.
Com os dados coletados, ficará mais fácil criar mecanismos para controlar o acesso a sites perigosos ou que não sejam apropriados para o ambiente. Além disso, a companhia poderá melhorar o controle do uso da banda e, com isso, garantir uma experiência de uso uniforme por todos os seus consumidores.
Tenha ferramentas de segurança
Sempre que investir em novas tecnologias ou na criação de uma infraestrutura de rede para os seus consumidores, busque adotar ferramentas de segurança de dados que estejam alinhadas com o perfil da nova rede. Ferramentas como o firewall e o antivírus reduzem as chances de ameaças e vulnerabilidades não serem encontradas e eliminadas a tempo.
Segmente a infraestrutura de rede
Toda conexão à infraestrutura do negócio pode ser um risco de segurança caso o dispositivo não esteja configurado corretamente. Portanto, quando a companhia cria uma rede de wi-fi aberta, é fundamental adotar medidas para segmentar a infraestrutura de rede.
Esse processo dará aos dispositivos de uso interno um ambiente privado para acessar dados e compartilhar arquivos. Já os equipamentos dos clientes serão utilizados em seu próprio domínio.
Como consequência, possíveis ataques não alcançarão os equipamentos internos. Se alguém utilizar a conexão dos consumidores para capturar dados do negócio, por exemplo, não terá sucesso.
Como a fidelização de consumidores afeta o sucesso do negócio?
O sucesso de uma empresa pode depender de vários itens. Os preços praticados e os produtos ofertados, por exemplo, auxiliam a companhia a atrair oportunidades de vendas. Já a qualidade do atendimento permite fechar negócios com mais facilidade.
O modo como o ambiente é estruturado também impacta diretamente no sucesso das estratégias de vendas. Se a linguagem visual do local está alinhada com o público-alvo, torna-se mais fácil garantir que as pessoas fiquem por mais tempo no local e realizem mais compras. Ou seja, o ambiente deve estar estruturado de ponta a ponta para ter mais alinhamento com o público-alvo do negócio.
Isso inclui medidas simples, como ofertar wi-fi gratuito. Dessa forma, mesmo que o local esteja em ambiente que cause interferência na conexão móvel do consumidor, ele poderá se manter conectado à web para consultar dados, se comunicar com amigos e postar comentários sobre o negócio em suas redes sociais.
Gostou da nossa dica? Que tal compartilhar a postagem nas suas redes sociais para que mais pessoas conheçam o poder do wi-fi gratuito para a realização de negócios?