O que é marketing por geolocalização e seus benefícios? Veja aqui!
- Think Digital
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O marketing por geolocalização disponibiliza as soluções mais adequadas para os dias atuais. Afinal, vivenciamos a presença cada vez mais intensa da internet no cotidiano das pessoas, gerando a necessidade de que novas estratégias sejam implementadas para que sua empresa se destaque frente à concorrência.
Nesse contexto, o marketing por geolocalização permite uma série de benefícios, pois a utilização do GPS existente nos smartphones facilita o oferecimento de ofertas aos possíveis clientes no lugar certo e no momento mais propício para o fechamento do negócio.
Pensando nisso, apresentamos, ao longo deste artigo, algumas de suas principais vantagens e excelentes dicas para você implementar esse tipo de marketing. Boa leitura!
Vantagens do marketing de geolocalização
Segmentação correta
A segmentação correta do público é crucial para qualquer negócio que almeje elevar a satisfação de seus clientes e alavancar seus resultados de vendas, propiciando aos consumidores exatamente aquilo que eles buscam.
Desse modo, usar o marketing por geolocalização possibilita conhecer melhor as pessoas que se deslocam até sua loja (seja ela física, seja virtual) e apresentar propostas verdadeiramente irrecusáveis.
Ao utilizar esse recurso, porém, é altamente recomendável evitar “superssegmentar” suas campanhas: a extrema redução do alcance pode se converter em um efeito colateral indesejado.
Aperfeiçoamento do negócio
A partir do marketing por geolocalização, você terá melhores condições para compreender o que agrada ou não o seu público. É possível, por exemplo, rastrear os movimentos dos seus consumidores com a ajuda de antenas Wi-Fi. A análise das informações levantadas permite monitorar o tempo em que os clientes passam em cada seção de uma loja.
Em uma loja física, esses dados podem servir de embasamento para aprimorar certos aspectos fundamentais, como a quantidade de atendentes necessários em horários de pico e quais mudanças devem ser feitas nos layouts dos departamentos menos visitados. O intuito, nesse exemplo, consiste em oferecer experiências mais positivas aos consumidores.
Tenha em mente que, conforme mencionado, este é apenas um exemplo de como o marketing por geolocalização é capaz de beneficiar os negócios e aperfeiçoar processos. A sua empresa deverá, obviamente, ajustar as soluções às suas necessidades e características gerais do seu segmento de atuação.
Melhoria de resultados
Durante a elaboração de uma campanha, oferecer informações precisas em relação às necessidades do público-alvo e da empresa pode impulsionar bem mais as vendas do que disponibilizar serviços que não sejam alinhados a essas necessidades imediatas.
Dito de outra forma, saber onde o público está é tão importante (ou mais) do que conhecer as suas preferências. Sendo assim, ao criar uma estratégia de e-mail marketing com filtros, obter qualquer informação adicional é melhor que disparar os mesmos conteúdos indiscriminadamente para todos os contatos da sua lista.
Dicas para utilizar o marketing por geolocalização
Há diversas formas de incorporar a geolocalização em suas estratégias de marketing. A mais utilizada consiste em destinar ofertas para possíveis compradores que se encontram a determinada distância de um ponto de venda.
Para realizar isso, você deve enviar mensagens diretas para as pessoas em questão ou investir em uma campanha segmentada por região. Assim, somente os indivíduos que estejam próximos ao local visualizem os anúncios.
É possível, além disso, incentivar os clientes a compartilharem sua presença em um estabelecimento via redes sociais. Para tanto, você deve liberar o sinal de Wi-Fi após fazer um check-in, oferecer descontos ou entregar brindes pela publicação de uma foto da localização atual do cliente.
Cumpre ressaltar, por fim, que apostar no marketing por geolocalização (tanto para o contexto de uma loja física quanto para potencializar uma estratégia de e-mail marketing), não permite apenas comunicações mais eficientes, mas também eleva os níveis de satisfação dos clientes, que costumam retribuir com maior fidelidade à sua marca.
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