Oferecer wi-fi em shopping é uma prática já comum na maioria das empresas do setor, mas será que esses empreendedores sabem do potencial da ferramenta para seus negócios?
Neste post, queremos conversar um pouco sobre como aproveitar essa tendência como solução para melhorar o relacionamento com os clientes, sua experiência de compras e ainda criar novas oportunidades de marketing. Confira.
Wi-fi grátis como vantagem competitiva para shoppings
É muito comum em nossa experiência encontrar gestores nesse setor em busca de oferecer wi-fi grátis, mas quando perguntamos por que a resposta geralmente é a de que todos os concorrentes têm.
Entretanto, em um mundo onde os pacotes de dados de celular são cada vez mais baratos, por que se preocupar com essa estrutura de internet apenas por ter? O que isso agrega à experiência do seu cliente e ao seu negócio?
Na verdade, o wi-fi grátis pode ser uma grande vantagem competitiva quando usada com um objetivo, uma estratégia por trás desse investimento.
Para isso, é preciso oferecer algo que seja de benefício para quem visita o seu empreendimento, ao mesmo tempo que seja usado para coletar dados que serão muito úteis na sua capacidade de atrair, manter e fidelizar clientes.
Razões que trazem vantagens ao oferecer wi-fi em shopping
Que tal usarmos razões práticas para que você entenda a importância de uma boa estrutura de wi-fi grátis no seu shopping?
Separamos cinco motivos que transformam essa tecnologia em um ganho acima da concorrência e uma revolução na forma como você analisa os dados dos clientes:
1. Melhor experiência para o consumidor no ambiente
Em termos gerais, o wi-fi no shopping facilita a vida do cliente dentro do estabelecimento quando somado a algumas estratégias que podem ser desenhadas numa união entre TI, marketing e vendas.
Integrado com o serviço, o shopping pode oferecer informações sobre lojas e mapas, unificando a comunicação entre todos os locatários.
Aliando isso a um link de alta qualidade, o consumidor tem uma boa plataforma para conhecer mais o shopping ou usá-la para consultas e outros acessos com velocidade e segurança.
2. Aumento do tempo de permanência
O resultado dessa preocupação com experiência, segurança e velocidade de banda é a permanência maior de clientes que buscam esses diferenciais.
Esse tempo extra pode se materializar com os clientes explorando mais as lojas, gastando mais em áreas de convivência ou até utilizando mais as praças de alimentação.
3. Coleta de dados de fluxo e presença
Podemos falar, também, no que a sua empresa ganha oferecendo wi-fi grátis. Hoje, existem soluções especializadas para implementação de redes públicas de internet baseadas em BI e estratégias de negócio.
A ideia é que a oferta de internet não permita apenas que os clientes tenham um serviço de qualidade, mas que você possa utilizar a plataforma para conhecê-los melhor.
São dados de localização, utilização e experiência que trarão indicadores e informações relevantes sobre como eles utilizam e interagem com o seu empreendimento — lojas, áreas comuns etc.
É desse banco que surgirão respostas para problemas de fluxo e de vendas, por exemplo. Transformar dados em soluções de crescimento é o que hoje coloca qualquer negócio à frente dos concorrentes.
4. Utilização para campanhas de marketing direcionadas
Quer exemplos práticos de como essa coleta de dados ajuda o shopping? Podemos falar de uma característica do wi-fi inteligente, que é acompanhar e registrar o comportamento do cliente dentro do shopping e sua movimentação.
Assim, é possível (por meio da rede) identificar na frente de quais lojas o consumidor está passando e oferecer promoções geolocalizadas. Também dá para prever o seu caminho e sugerir lojas, praças e restaurantes que captem seu interesse ao longo de sua experiência.
Ou seja: é uma ferramenta poderosa para aumentar o tempo de permanência e o ticket médio, fidelizando esse cliente.
5. Identificação de áreas mais movimentadas
Os mesmos dados podem ser usados como indicadores internos para a administração do shopping. Uma ideia interessante é mapear o fluxo dos consumidores no estabelecimento e, assim, identificar quais áreas são mais movimentadas.
Isso pode ser o que você precisa para redesenhar fluxos que levem as pessoas a áreas menos frequentadas e até cobrar mais pelos aluguéis em áreas mais quentes, usando dados objetivos para justificar o preço.
Cuidados a serem tomados
Depois de todos esses motivos levantados, fica difícil não pensar em oferecer wi-fi grátis com uma estrutura inteligente. Para você extrair o máximo desse investimento, deixamos algumas dicas com cuidados que deve tomar. Veja:
Faça um levantamento da infraestrutura necessária
A falta de planejamento na implantação de wi-fi em shoppings leva, muitas vezes, a um investimento desnecessário ou a uma experiência ruim e instável para os clientes.
É muito fácil dimensionar mal essa estrutura, por isso aposte em um mapeamento minucioso e na busca de soluções que realmente entreguem o que você precisa.
Seja transparente quanto à coleta de dados
A ideia dessa solução é dar uma experiência incrível para o seu cliente e, em troca, usar dados anônimos de utilização do espaço para suas estratégias de negócio.
Isso deve estar claro para todos os usuários da rede, tanto para ganhar sua confiança quanto para evitar desentendimentos no futuro.
Utilize os dados de maneira objetiva
O maior segredo aqui não está em coletar os dados — com um bom serviço e uma boa estrutura, isso fica fácil. O que deve preocupar você é a transformação dessas informações em estratégias reais e aplicáveis.
Por isso, tenha uma organização e uma metodologia para fazer essa ponte. Converse com a TI para criar relatórios periódicos desses indicadores de performance e pense sempre como os problemas e as oportunidades podem se tornar metas de otimização, eficiência e crescimento.
Conte com ajuda
Tudo isso que mencionamos — mapeamento, coleta, análise de dados — pode ser facilitado se você contar com ajuda especializada. Serviços e empresas que trabalham com a oferta de redes inteligentes terão a expertise necessária para mapear o seu espaço, ouvir as suas demandas e criar uma infraestrutura de acordo com isso.
Contando com esse tipo de parceria para oferecer wi-fi em shopping, você tem tudo para atrair, encantar e fidelizar seus clientes. Uma grande experiência sempre resulta em um grande relacionamento.
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