Jornada do consumidor: conheça as principais etapas
- Think Digital
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A jornada do consumidor acontece no momento em que o cliente reconhece um problema e busca informações para solucioná-lo.
Ao identificar o estágio do processo em que seu consumidor se encontra, a empresa pode criar estratégias de marketing e vendas para impulsionar seus resultados de negócio.
É uma forma de entregar as informações certas no momento oportuno para ir ao encontro das necessidades do comprador.
Principais etapas dessa jornada
Consciência
Fase de pesquisas, aprendizado e descobertas, que culmina no reconhecimento do problema ou necessidade.
Consideração da solução
Nessa etapa, o comprador mapeia algumas soluções possíveis e inicia o período de análise de viabilidades.
Decisão de compra
Com as opções disponíveis, o cliente toma sua decisão e consome o produto ou serviço desejado.
Estratégias adequadas para cada fase
É necessário mapear os processos para utilizar a estratégia adequada em cada etapa da jornada do consumidor. O cliente deve atingir o próximo estágio em seu tempo, mas sem dificuldades. Para isso:
- preze pela qualidade do seu produto ou serviço;
- descubra quais são seus diferenciais;
- disponibilize conteúdo de qualidade na página e nas redes sociais da empresa, para educar seu cliente;
- crie um senso de urgência na fase de consideração, para que o cliente avance no processo sem protelar a solução;
- aproveite a cultura data driven e ferramentas de captação de dados, como redes Wi-Fi corporativas, para direcionar melhor suas estratégias;
- ofereça testes gratuitos, cupons de desconto e outros materiais comparativos para atrair o consumidor e apresentar seus diferenciais;
- preze pelo relacionamento duradouro com seus clientes. Fidelizar um cliente pode ser até sete vezes mais barato que conquistar um novo.
Acompanhar a jornada do seu consumidor é uma forma de estreitar os laços e conhecer melhor o público para o qual a sua empresa deve direcionar todas as decisões. O contexto atual pede foco nas pessoas e na experiência de consumo, não nos produtos e serviços que são comercializados.