Principalmente no varejo, o visual merchandising faz parte diretamente da construção de uma imagem atrativa ao consumidor e da experiência de compra, sendo um diferencial fundamental na hora de sobressair aos seus concorrentes.
Infelizmente, muitas empresas ainda não dão o devido valor a uma estratégia de visual merchandising como deveriam e acabam por deixar de vender o quanto poderiam no caso de um melhor aproveitamento dessa metodologia.
Neste post, vamos mostrar para você o que realmente é o visual merchandising, formas de aplicá-lo em sua empresa e alavancar o seu marketing. Então, continue conosco e boa leitura!
O que é visual merchandising?
Podemos conceituar o visual merchandising como uma ação relacionada de forma direta com a experiência de compra do consumidor e a criação de um ambiente mais propício para as vendas com a utilização de técnicas de vitrinismo para dar um apelo visual ao local.
Essa prática vai desde a criação de cenários específicos até a utilização de placas, texturas, cores e composições que possam fazer com que as pessoas que adentram o ambiente fiquem mais tentadas à compra e tenham o desejo de adquirir algo — obviamente que de forma natural e sem que pareça algo forçado.
O visual merchandising nada mais é que a criação de ambientes mais convidativos e elaborados, expondo os produtos de acordo com uma metodologia, e estimulados por ações estratégicas, sendo parte das atividades diretas do marketing.
Qual a sua relação com a comunicação da marca?
O visual merchandising é um fruto direto dos setores de marketing e comunicação visual da empresa. Isso porque o ambiente deve refletir os valores da organização e representar parte de sua identidade. Se você parar para pensar, provavelmente, vai perceber que já entrou em algumas lojas inconfundíveis — aquelas em que não há como esquecer onde se está, pois é evidente a sensação de que são todas iguais, como é o caso de algumas redes de fastfood — o McDonald’s, por exemplo.
Há, nesse caso, a criação de um ambiente semelhante que represente a identidade da marca, impacte visualmente o cliente e faça com que ele guarde memórias acerca do local, ou, caso esteja visitando-o pela primeira vez, não tenha dúvidas sobre a marca.
Para isso, podem ser criadas ilhas, paredes, corners, itens de topo e de solo, bem como projetos específicos para a iluminação, a aromatização e a sonorização do local, agregando, ainda, um senso estético extra.
Modos de aplicação do visual merchandising
Separamos algumas pequenas dicas, porém valiosas, para ajudá-lo a entender melhor como aplicar o conceito de visual merchandising dentro de sua empresa. Acompanhe:
Planeje sua vitrine
Independentemente de seus ramos de atuação, a vitrine é o primeiro contato que o seu cliente terá com sua empresa, a comumente chamada “primeira impressão”. Por conta disso, é preciso caprichar na organização.
É necessário planejar cuidadosamente todos os pontos e buscar utilizar formas de remeter à identidade visual de sua marca, compondo o espaço com seus itens mais vendidos.
Organize a loja de acordo com seu público
Uma loja que vende materiais para surfistas não tem o mesmo design de um espaço que tem como público-alvo crianças, por exemplo. É preciso ter uma atenção sobre o padrão de comportamento de seu cliente ideal na hora de planejar o espaço.
Fique atento à iluminação
A sinalização por meio de pontos de luz é uma ótima forma de “guiar” o cliente, demonstrando a qualidade dos produtos e dando destaque para itens em promoção ou que não vendem tanto. Uma iluminação baixa, que dificulte a visualização de detalhes, pode dar a impressão de ser aplicada para disfarçar defeitos.
Demostre o produto a cada minuto
Para deixar um produto em evidência, no caso de um lançamento, por exemplo, o ideal é apresentá-lo ao cliente várias vezes enquanto ele circula pelo interior da loja. Pode-se iniciar na vitrine e espalhar o item em vários outros pontos estratégicos.
Utilize todo e qualquer espaço
Por menor que seja um espaço, ele pode ser aproveitado de alguma forma, seja com uma placa indicativa, seja para a exposição de um determinado item. Todos os pontos da loja devem ser devidamente utilizados.
Estimule os sentidos
Um ambiente agradável de compras e que possa estimular o consumismo deve ser bem iluminado, com um aroma que desperte o interesse e com músicas e cores que possam estar de acordo com o público que o frequenta. Isso é estimular totalmente os sentidos de seus clientes.
O que é sinalização digital?
A transformação digital nos trouxe diversas novas tecnologias e elas podem ser utilizadas como aliadas na hora de criar um ambiente perfeito para estimular as compras dentro de sua loja. A sinalização digital é uma delas.
Também conhecida como Digital Signage, essa tecnologia pode ser utilizada de várias formas diferentes dentro da empresa, mas todas com um simples objetivo: trazer uma nova forma de relacionamento com o cliente.
Podemos conceituar a sinalização digital como uma veiculação de conteúdo programado, por meio de painéis de comunicação, dentro de um ambiente, sendo que essas mensagens podem ser vídeos, imagens ou qualquer outro tipo de informação.
Entre os equipamentos utilizados para isso, estão o Vídeo Wall, o Toten interativo, o Menu Board e a TV corporativa, todas formas de utilizar a comunicação digital em prol do visual merchandising.
Vantagens do uso da Digital Signage
São várias as vantagens de se utilizar a tecnologia para ampliar suas estratégias de marketing. Entre elas, estão:
- gerenciamento remoto de conteúdo: é possível controlar tudo o que é passado nos displays por meio de aplicativos;
- experiência diferenciada no ponto de venda: diferenciação direta da concorrência, uma vez que o conceito ainda está iniciando;
- atenção do cliente: uma boa programação e os anúncios prendem a atenção do consumidor;
- reconhecimento da marca: a criação de anúncios digitais torna inconfundível a empresa;
- melhoria da comunicação: painéis digitais podem passar mensagens precisas e sem problemas de interpretação.
O visual merchandising é fundamental para criar um ambiente que estimule as compras e faça com que o ticket médio de sua empresa aumente, sendo que a sinalização digital pode ajudar nesse sentido.
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