Entenda como funciona o consumo mobile e quais seus impactos!
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Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) aponta que, a cada dez pessoas, sete já fizeram compras online por meio de smartphone. Isso significa que o consumo mobile já está muito bem consolidado no mercado brasileiro.
Outro dado importante nessa pesquisa é o de que 9 a cada 10 desses usuários voltam a comprar com o mesmo fornecedor. No entanto, para que uma empresa tenha sucesso nessa grande fatia de mercado, é preciso entender como funciona essa forma de consumo, bem como qual é o perfil desses consumidores.
A seguir, mostramos o que a empresa deve fazer para se adequar a esse modo de consumo e, assim, maximizar os lucros de seu negócio. Boa leitura!
Identifique as principais características do consumidor mobile
A pessoa que faz compras pelo smartphone busca maior praticidade, rapidez e segurança nas compras feitas online. Outra pesquisa realizada pela Panorama Mobile Time/Opinion Box – Comércio móvel no Brasil, revela que uma das funcionalidades preferidas por 47% dos consumidores é a possibilidade de retirar o produto em uma loja física.
Outra característica dos consumidores identificada nessa pesquisa é o crescimento do comércio conversacional, ou seja, a compra que é feita por meio de aplicativos de mensagens, como WhatsApp ou Facebook. Portanto, entre os entrevistados, 61% já compraram por meio do WhatsApp, enquanto 45% já fizeram compras por meio do Facebook/Messenger.
Observar esses comportamentos é importante para que a empresa crie canais de atendimento adequados para o seu público, de modo que possa construir sua presença online e conquistar novas oportunidades de negócio.
Entenda como os dispositivos móveis mudaram a forma de consumo
O uso da tecnologia permite que o usuário esteja informado sobre praticamente tudo o que ele deseja comprar. Por isso, as empresas devem observar essas necessidades e adequar-se a elas.
Os consumidores estão mais exigentes
O cliente está muito mais exigente. Por exemplo, é fundamental que o tempo de carregamento do site seja extremamente rápido, a fim de garantir a permanência do usuário. Outros fatores que preocupam muito o consumidor, segundo a pesquisa feita pelo SPC Brasil, são os problemas com a segurança.
Entre os entrevistados, 97% revelaram que tomam cuidado com a segurança ao efetuarem compras online — entre as principais preocupações, está comprar de canais que sejam conhecidos ou que tenham indicações por pessoas confiáveis (49%). Outra preocupação está relacionada a deixar armazenados os dados de seus cartões de crédito para que possam ser utilizados na próxima compra (34%).
Com base nessas informações, as empresas devem garantir aos consumidores que todas essas exigências também fazem parte da sua preocupação em oferecer um serviço com qualidade e segurança.
Os consumidores estão em busca de mais informações
O cliente está cada vez mais bem informado. Além de pesquisar sobre as características do produto e os preços, ele também busca por informações, como a experiência que outras pessoas tiveram com a utilização de diversas mercadorias ou serviços.
As buscas por essas informações são feitas em diversos canais, como em pesquisas no Google, em vídeos no YouTube, em sites sobre a satisfação do usuário, em blogs, entre outros. Na pesquisa realizada pelo SPC Brasil, 53% dos entrevistados responderam que a opinião de outros compradores é importante para a sua decisão de compra.
A pesquisa revela, ainda, que 52% conferem as especificações técnicas dos produtos, enquanto 43% disseram que visualizam detalhes das fotos das mercadorias. Isso significa que os consumidores estão atentos a todos os detalhes e buscam por informações completas e relevantes sobre os itens, antes de efetuarem uma compra online.
Os usuários buscam o imediatismo
O imediatismo é outra característica do consumo online. Isso porque o cliente tem pressa e, muitas vezes, a necessidade de que tudo seja feito rapidamente. Por essa razão, a experiência de compra do consumidor deve ser ágil e eficiente, desde a fase de pesquisa sobre os produtos até o acompanhamento no pós-venda.
Um fator importante que faz com que um consumidor volte a comprar em uma mesma empresa é ter respostas para as suas dúvidas ou problemas após efetuar uma compra. Por exemplo, consultar o status de pagamento, a situação de envio do produto etc. Por isso, manter canais de atendimento é essencial para garantir uma boa experiência ao consumidor.
Saiba como a empresa deve se adequar à forma de consumo mobile
Para que uma empresa tenha presença online, é preciso que seu site ofereça recursos que sejam facilmente adaptados para serem acessados por meio do smartphone. Dessa forma, as empresas poderão aumentar significativamente suas vendas ao atender a essa grande fatia do mercado. Para isso, é preciso observar algumas questões.
Avalie a necessidade de criação de um aplicativo
Muitos negócios podem ter a necessidade de criar um aplicativo próprio para que os seus serviços sejam acessados com muito mais eficiência e segurança. Por essa razão, é fundamental que as empresas avaliem suas necessidades de forma a atender aos clientes da maneira ideal.
A principal diferença entre a utilização de um site móvel e um aplicativo é a de que os aplicativos podem conter muitas funcionalidades que não podemos utilizar em um site móvel. Isso porque eles utilizam recursos do sistema operacional do aparelho, como notificações push, GPS, entre outras.
Mantenha um canal com informações sobre seus produtos e serviços
Como os consumidores estão a cada dia mais exigentes e bem informados, é importante que a empresa mantenha as informações sobre seus produtos ou serviços atualizadas e completas. As formas de apresentação das mercadorias também devem ser diferenciadas, como textos explicativos, vídeos, podcasts, entre outras formas relevantes.
Essa variedade é importante para que as pessoas conheçam seus produtos ou serviços por meio de diferentes canais. Dessa forma, podem surgir novas oportunidades de negócio. Avalie sempre se as informações contidas no seu site ou no blog conseguem expressar a finalidade do seu produto.
O aumento do consumo mobile é responsável por uma série de mudanças sobre como as empresas devem se adequar a esse modelo de consumidor. Portanto, é preciso que elas encontrem maneiras eficientes de oferecer seus produtos e serviços de modo a aumentar suas vendas e a garantir o lucro.
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