Entenda como funciona e para que serve o mapa de calor na empresa
- Think Digital
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Você sabe para que serve o mapa de calor? Trata-se de uma ferramenta com o propósito de estudar o comportamento do consumidor.
Ao analisar os passos do cliente em um estabelecimento comercial, é possível descobrir muitas coisas, como falhas na organização dos produtos ou no posicionamento dos atendentes.
A seguir, mostramos o que é essa ferramenta, de que forma pode ser utilizada e que benefícios ela proporciona ao varejo, como o aumento das vendas. Acompanhe a leitura!
Entenda o que é mapa de calor
Mapa de calor é uma tecnologia utilizada com a finalidade de analisar o comportamento do consumidor em um estabelecimento comercial. A ferramenta oferece uma apresentação bidimensional com cores diferenciadas para apresentar o resultado de sua análise.
Com base na movimentação do consumidor em determinadas áreas, o sistema determina se os produtos daquela região são atrativos para o consumidor. Assim, as regiões marcadas com cores quentes são as que têm maior movimentação, ao passo que aquelas com cores frias são as zonas menos visitadas.
Em estabelecimentos físicos, a medição é feita por meio de sensores ou câmeras com essa funcionalidade. No entanto, a tecnologia também é utilizada no mundo digital, acompanhando a navegação do cliente pelas páginas do site, blogs ou em lojas virtuais.
Saiba para que serve o mapa de calor
Ao observar o comportamento do consumidor pela ferramenta, pode-se tirar conclusões sobre as ações dos clientes na loja, entre elas:
- perceber qual rota é mais utilizada pelos consumidores;
- analisar o leiaute da loja para que possíveis reorganizações possam ser feitas;
- fazer a contagem de clientes na loja ou site;
- descobrir áreas e produtos que não sejam atraentes para os clientes.
Assim, com base nesses levantamentos, uma série de decisões estratégicas pode ser tomada com o propósito de resolver cada um dos itens identificados.
Veja em quais situações essa ferramenta pode ser aplicada
A ferramenta pode ser aplicada com propósitos diferenciados.
Melhorar o atendimento
Analisar a movimentação do cliente pela loja é importante para identificar, por exemplo, em que locais ele fica mais tempo parado. Isso sugere que talvez seja preciso espalhar atendentes em pontos estratégicos, a fim de proporcionar um bom atendimento ao cliente.
Organizar o fluxo de clientes na loja
Ao identificar os produtos de maior interesse pelos consumidores, o ideal é que se organizem os itens de modo que o cliente tenha que passar por outras opções que complementem esses produtos. Dessa maneira, é feito o incentivo à venda cruzada, o que é uma boa alternativa para aumentar o ticket médio.
Criar campanhas de marketing mais eficientes
O marketing pode utilizar todas as informações e análises levantadas pela ferramenta para criar campanhas voltadas às áreas de maior movimentação, por exemplo. Outra alternativa é criar estratégias para despertar o interesse e atrair o consumidor para as áreas mais problemáticas.
Acompanhar o resultado de testes A/B
Os testes A/B são feitos apresentando ao consumidor duas opções sobre determinada questão, como distribuição dos produtos pela loja de maneira A ou B. Assim, a que tiver maior aceitação será selecionada pela empresa. Portanto, o mapa de calor pode ser utilizado para monitorar o resultado desses testes.
Conheça os benefícios de sua utilização
Ao utilizar o mapa de calor para avaliação do comportamento, a empresa obtém inúmeros benefícios, entre eles:
- maior resultado nas vendas;
- identificação dos resultados de testes A/B que trarão mais lucratividade;
- melhora no atendimento ao cliente ao identificar falhas do modelo atual de abordagem;
- obtenção de dados estratégicos para a criação de campanhas de marketing mais eficientes.
Portanto, deve-se entender para que serve o mapa de calor e de que forma ele pode ser usado na empresa. Assim, a utilização dessa ferramenta proporciona diversos benefícios, como aumento das vendas e a tomada de decisões baseadas em estudos do comportamento do consumidor.
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