Saiba como melhorar a conversão de vendas do seu negócio
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A taxa de conversão de vendas é uma métrica, também conhecida como KPI (Key Performance Indicator). É utilizada para analisar resultados de campanhas de marketing e outras estratégias, devendo ser acompanhada em todas as fases do funil de vendas e não apenas na aquisição de um produto ou serviço pelo cliente.
Por isso, pode estar associada a outros índices, como aumento de assinaturas de newsletter, de solicitações de materiais (e-books, por exemplo) disponibilizados na página da empresa ou em contatos nos canais de atendimento. Mas, em geral, culmina com o volume de visitantes que realmente concluem uma compra.
O indicador é essencial para monitorar o desempenho da empresa no mercado e acompanhar os resultados em relação aos objetivos e às metas preestabelecidos. Os dados ajudam a criar estratégias mais específicas (menos onerosas) e eficientes para o crescimento do negócio. Veja como mensurar a conversão de vendas da sua empresa e como melhorar essa taxa com nossas dicas! Boa leitura!
Entenda como a conversão funciona no funil de vendas
O funil de vendas é o caminho que o lead percorre até se tornar efetivamente um cliente da empresa, ou seja, começa pela busca desse consumidor nos canais de atendimento disponibilizados pela organização, passa pelo reconhecimento da marca como uma potencial solução para o problema e culmina com o momento em que o produto ou serviço do negócio é realmente adquirido para sanar essa busca.
Quando a empresa trabalha a conversão de vendas em todas as etapas desse funil, aumenta suas chances de obter resultados satisfatórios: mais clientes percorrendo as fases para chegar ao fundo do funil. Assim, o consumidor percorre, de forma orgânica, cada momento da sua busca, e a empresa atua de forma efetiva em todos os pontos de conversão:
- transforma uma visita oportuna em lead, por meio do preenchimento de dados pessoais do cliente em landing pages ou para receber uma newsletter;
- envia conteúdos úteis para o cliente, a fim de que ele perceba a sua importância para o negócio e reconheça a marca como potencial resolução para o seu problema;
- oferece o produto ou o serviço como complementação da experiência de consumo iniciada no topo do funil;
- realiza a venda;
- fideliza o consumidor, que se torna um defensor da marca para outros clientes.
Calcule a taxa de conversão de vendas
Mas como se calcula a taxa de conversão de vendas? Primeiramente, é preciso delimitar um objetivo, já que a métrica varia conforme as metas estabelecidas para aquela fase do funil. Em geral, empresas com produtos de alto valor agregado têm uma taxa de conversão menor do que aquelas que comercializam produtos ou serviços mais acessíveis.
Além disso, a taxa de conversão costuma ser maior quando mensura o volume de clientes que mudam de fases do topo para o fundo do funil. Em cada fase, o cálculo se baseia na divisão da quantidade de consumidores que foram impactados pela estratégia pelo volume total de clientes que chegaram até aquela etapa:
Taxa de conversão = leads realizáveis (passaram para a próxima fase)
________________________
clientes totais naquela fase
Veja 6 dicas para melhorar a conversão de vendas da sua empresa
Quanto mais próxima do fundo do funil, maior será a probabilidade de a taxa se tornar volume de vendas. Existem estratégias que podem ser implementadas para otimizar a taxa de conversão de vendas e que são fundamentais para transformar aquele cliente oportuno em consumidor fiel. Confira algumas dicas a seguir!
1. Tenha clientes de diferentes níveis
É preciso definir as características e preferências de consumo do seu público-alvo, que serão usadas para estabelecer estratégias mais efetivas na nutrição de leads. Apesar disso, dentro de um perfil de interesse, existem diferentes classes nas quais se pode investir para melhorar a atuação da empresa no mercado, como um cliente que consome no atacado e no varejo.
Por isso, estude oportunidades em novos mercados, mas considere as características estabelecidas para o seu público-alvo nessa busca.
2. Valorize feedbacks
O retorno dado pelos clientes, ainda que negativo, cria oportunidades para que a empresa estabeleça estratégias mais eficientes. Por isso, os feedbacks recebidos nos canais de atendimento são muito importantes para a correção de problemas e para garantir melhorias que podem potencializar os resultados do negócio.
3. Qualifique seus leads
A qualificação dos leads, como MQL (Marketing Qualified Lead) ou SQL (Sales Qualified Leads), por exemplo, permite que a empresa direcione melhor suas ações de marketing e vendas. Isso porque, como explicado, um lead não compra no primeiro contato e, sim, no fundo do funil, quando enxerga que a marca pode suprir sua demanda adequadamente.
4. Crie um conteúdo de valor para os seus clientes
Criar um conteúdo que demonstre o quanto sua empresa se preocupa com a experiência de consumo dos seus clientes também é uma estratégia que pode aumentar a percepção de valor sobre o seu produto ou serviço.
Por isso, saiba que a taxa de conversão de vendas é diretamente proporcional ao volume e, principalmente, à qualidade do conteúdo disponibilizado em suas redes sociais, nos canais de atendimento e no site institucional.
5. Aumente a percepção de valor do seu produto
Procure quais são as características do seu produto ou serviço que o tornam diferenciado e valorize-as porque isso faz com que os clientes prefiram sua marca em detrimento das empresas concorrentes. Seu produto será considerado único, e a experiência de compra se tornará mais qualificada.
6. Crie estratégias de retenção de clientes
A retenção e a fidelização de clientes compõem um processo pouco valorizado pela maioria das empresas. Por isso, crie estratégias que aproximem seus clientes da sua marca no pós-consumo, para que esse valor, reconhecido como qualidade no que foi adquirido inicialmente, passe a ser associado ao seu nome e a tudo que sua empresa comercializa.
A conversão de vendas é um processo que acontece em longo prazo, pois requer investidas em todas as fases do funil de vendas. O lead passa a ser cliente e, finalmente, torna-se um defensor da marca junto aos demais consumidores da empresa. Existem muitas estratégias e ferramentas que podem ser usadas para melhorar esse resultado — dentre elas, a capacidade de usar dados dos clientes para estruturar campanhas de marketing e vendas mais eficientes.
O Portal Mobile da Think Digital é uma dessas ferramentas, pois permite a coleta dos dados de usuários que se conectam gratuitamente e de forma segura na rede Wi-Fi da sua empresa. Assim, além de facilitar a implementação de estratégias de conversão de vendas, garante a exibição de conteúdos personalizados para todos os seus clientes.
Este post foi útil? Entre em contato com a Think Digital e veja quais soluções podem ajudar no estabelecimento de estratégias mais efetivas para o crescimento do seu negócio!