O papel das ferramentas inteligentes no entendimento do comportamento do consumidor no PDV
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A crise sanitária e a transformação digital estão provocando alterações no comportamento do consumidor. Afinal, o uso de aplicativos e lojas virtuais para fazer compras se tornou uma rotina para muitos clientes.
Em virtude isso, o mundo digital começou a ganhar uma relevância que, em alguns casos, passa a ser maior para uma marca do que o comércio tradicional.
Mesmo assim, é necessário não ignorar como as pessoas reagem em um PDV, porque essa é uma maneira de identificar tendências e de constatar se o produto realmente desperta interesse.
Neste artigo, vamos destacar como as ferramentas inteligentes são úteis para a análise da postura do público-alvo no ponto de venda. Confira!
Entenda o novo comportamento dos consumidores
Mesmo que algumas companhias atuem de forma totalmente digital na prospecção de clientes, não faz sentido afirmar que o PDV está com os dias contatos. Muitas transações são realizadas de forma presencial e continuarão sendo assim, inclusive no pós-pandemia.
Em outras palavras, os exemplos da Netflix, Uber e Airbnb mostram uma nova tendência de contato exclusivamente digital com a audiência, mas isso não significa que o relacionamento entre vendedor e cliente nas lojas físicas será apenas uma lembrança do passado.
Um dos motivos é o fortalecimento do conceito ROPO, Research Online and Purchase Offline que, em português, significa Pesquisa Online e Compra Offline. Nesse contexto, o cliente adota a internet como uma ferramenta para analisar as alternativas disponíveis e, posteriormente, entrar em contato com a loja física e adquirir o produto.
Esse comportamento do consumidor é bastante comum no segmento de calçados, porque os clientes, em geral, gostam de ter certeza de que o produto é confortável e vai proporcionar bons momentos.
Como analisar o comportamento do consumidor no PDV?
Conquistar a atenção dos clientes não é uma tarefa das mais fáceis, porque a concorrência está cada vez mais qualificada. Por isso, as estratégias de trade marketing assumem um papel determinante para as vendas.
Em um supermercado, por exemplo, a posição do produto tem grande influência para o público-alvo. Outra medida importante são as ofertas especiais, bastante adotadas em lançamentos ou com itens que estão encalhando no estoque.
As famosas degustações também fazem parte dos mecanismos de trade marketing, pois ajudam a alterar o comportamento do consumidor com relação a uma marca e induzi-lo a compra de maneira mais consistente. De fato, são diversas táticas que podem ser empregadas, mas que precisam de planejamento para surtir os efeitos previstos.
O investimento em recursos tecnológicos, nesse sentido, é uma alternativa para ter uma dimensão melhor de como cativar as pessoas. Afinal, dispositivos modernos são capazes de coletar e apresentar dados sobre como as pessoas se comportam diante das ofertas.
Há muitas soluções que propiciam verificar vários aspectos, como o número de visitas durante um período, os locais em que os clientes ficam mais tempo na loja, os produtos adquiridos com mais frequência e outros.
De modo geral, é recomendado adotar essas tecnologias de maneira estratégica a fim de compreender melhor o comportamento do consumidor. Assim, terá mais condições de utilizar as táticas de trade marketing com eficiência.
Quais tecnologias podem contribuir para esse cenário?
O avanço tecnológico é um aliado importante para o setor varejista contar com recursos vitais para uma tomada de decisão mais precisa. Pensando nisso, vamos apontar 3 exemplos de ferramentas que estão ajudando os empreendedores a assimilar a postura dos clientes de maneira impecável. Acompanhe!
Câmeras inteligentes
Além de elevar o nível de segurança e de contribuir para prevenir e combater roubos e fraudes, as câmeras inteligentes são essenciais para ter mais conhecimento sobre como as pessoas se comportam no varejo.
Uma prova disso é que esse recurso disponibiliza os mapas de calor, ou seja, fornece dados entre os locais mais frequentados em uma loja. Isso viabiliza empregar uma tática mais agressiva na divulgação de um produto.
Outro aspecto positivo é identificar se a distribuição das mercadorias no PDV está atingindo uma boa performance, o que é valioso para pensar em ações para melhorar o layout da loja e torná-la mais convidativa.
Também vale destacar que as câmeras inteligentes são capazes de fazer o reconhecimento facial dos clientes, permitindo que haja mais possibilidade de serem feitas estratégias personalizadas, responsáveis, muitas vezes, pelo aumento das vendas e pela fidelização.
Contador de fluxo de pessoas
Os varejistas precisam de informações confiáveis para analisar o comportamento do consumidor. E uma excelente opção para isso se tornar realidade é o contador de fluxo de pessoas.
Ao ser integrado a um banco de dados, esse recurso colabora para as estratégias de trade marketing, porque torna possível constatar os horários de maior fluxo, a taxa de saída em alguns momentos, os dias de maior movimento, os setores da loja com maior circulação de pessoas, entre outros fatores.
Com base em informações atuais e corretas, um varejista pode escolher as táticas mais adequadas para engajar o público-alvo, divulgar um novo produto, realizar uma promoção de queima de estoque e apostar em outras alternativas para a fidelização.
Wi-fi inteligente
Um mecanismo bastante válido para as empresas estarem mais conectadas com os clientes é o wi-fi inteligente. É positivo oferecer acesso à internet com alta velocidade, mas essa estratégia contribui bastante quando viabiliza a coleta de dados pessoais (número de telefone, nome e idade).
Assim, uma loja pode, por exemplo, enviar ofertas consideradas ideais para o público-alvo de acordo com o perfil ou situação de compra. Sem dúvida, o wi-fi inteligente é uma solução que pode oferecer ótimos resultados, à medida que uma empresa entende o comportamento do consumidor.
O wi-fi inteligente ainda ajuda a divulgar uma marca, caso os clientes usem dados das redes sociais para utilizá-lo enquanto estiverem no estabelecimento, porque mostra para os amigos que a pessoa esteve na loja.
Entretanto, vale ressaltar que nessa ferramenta é necessário informar os clientes sobre o uso dos dados. Essa postura é indicada para seguir as regras da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
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Não basta encontrar boas soluções para tornar o varejo mais atraente. Também é primordial escolher um parceiro que ajude a aplicar a tecnologia de acordo com as melhores práticas do mercado, em curto prazo e com ótimo desempenho.
Tudo isso faz a Think Digital disponibilizar recursos (câmeras inteligentes, contador de fluxo de pessoas e wi-fi inteligente) para as companhias assimilarem o comportamento do consumidor de forma impecável.
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