Como aumentar o faturamento da sua empresa através do uso inteligente de dados
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Que empresa não deseja aumentar o faturamento, não é mesmo? O problema é que muitas ainda não investem em soluções tecnológicas capazes de otimizar resultados. Um exemplo está no uso inteligente de dados.
Mas o que isso quer dizer? Também conhecida como receita inteligente, esse conceito se relaciona com a coleta de dados para obter insights e se relacionar melhor com clientes enquanto aumenta o faturamento empresarial.
A aquisição de soluções tecnológicas é imprescindível para a análise de dados. Neste artigo, mostraremos como é possível aumentar o seu faturamento enquanto o seu negócio se torna data-driven. Boa leitura!
O mundo é data-driven
A verdade é que o mundo não vive mais sem as novas tecnologias e o mesmo acontece com as empresas. Elas, por sua vez, dependem cada vez mais de dados para ter sucesso em um mundo corporativo tão competitivo. Só que não basta ter acesso aos dados, é importante identificar oportunidades nas informações obtidas.
Desta forma, o seu negócio será capaz de criar novos caminhos através de tomadas de decisão assertivas, isto é, baseadas em Big Data. E embora isso tudo talvez soe óbvio para você, o mercado ainda encontra obstáculos para lidar com dados de forma inteligente.
Um deles é a falta de informação. Ainda existe uma resistência em contratar parceiros com soluções capazes de capturar dados, especialmente por conta da segurança. Mas isso pode ser resolvido buscando empresas com experiência no mercado e que entreguem, de fato, uma opção segura, em conformidade com a LGPD e o marco civil da internet, e escalável.
Os passos para aumentar o faturamento através de dados
Cada negócio funciona de uma maneira, mas existem alguns passos iniciais e fundamentais que fazem você garantir o aumento de faturamento empresarial através do uso inteligente de dados.
1- Busque por um parceiro de confiança
O primeiro passo é confiar no parceiro que irá dispor a solução tecnológica para o seu negócio. Sendo assim, como já falamos anteriormente, busque uma empresa que ofereça uma infraestrutura de rede, opção de capturar dados de forma segura e em conformidade com a LGPD e que ainda fornece relatórios completos para a interpretação dos dados coletados.
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2- Garanta uma infraestrutura de rede
Garantir uma infraestrutura de rede é o primeiro passo para avançar nas outras etapas. Ela precisa ser robusta e escalável, sendo ideal que o parceiro contratado faça um projeto inicial e completo para entender as necessidades do seu negócio e depois avance na implementação.
3- Se conecte com o seu cliente
Após garantir um ambiente estruturado, chegou a hora de escolher uma solução capaz de se conectar com os seus clientes, como é o exemplo do Captive Portal, onde para utilizar a internet, o usuário disponibiliza de forma espontânea os seus dados. Isso vai ajudar a construir estratégias lá na frente.
4- Segmente as informações
Após coletar dados, é preciso segmentar. Quem são as pessoas que se conectaram? Quando elas solicitaram acesso à rede? Qual o perfil de compra delas? Isso, e muito mais, pode ser obtido como resposta, possibilitando um entendimento aprofundado de perfis.
5- E, então, se relacione
Agora, é o momento de se relacionar. Após entender os diferentes perfis de clientes, fica mais fácil iniciar uma conversa e converter isso em vendas. Não adianta vender apenas uma vez, hoje as pessoas buscam um relacionamento duradouro com as marcas.
Aqui é a hora de apostar em mensagens estratégicas, que estejam em consonância com o seu cliente, oferecendo vantagens como cupons personalizados e estabelecendo um diálogo em tempo real, se possível. Isso mostra que você conhece o cliente e se importa com ele, gerando mais confiança, e, consequentemente, mais vendas.
6- Construa estratégias com base em dados
Dados por dados não valem nada! É preciso saber transformá-los em informações, então sempre utilize isso para obter insights para o seu negócio.
Uma dica aqui é utilizar pesquisas de satisfação para entender se o seu negócio está atendendo as necessidades dos seus clientes e, caso haja necessidade de melhorias, a rota pode ser ajustada com mais facilidade.
Lembre também de sempre atualizar os dados e rever as estratégias. Muitas empresas que já possuem soluções de captura de dados pecam no momento de fazer a análise e atualização deles.
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